Comer é necessidade
Ai meu Deus essa cidade!
Restaurante pode até ser,
Pode crer.
Sem casa a pedagogia passa...
Que massa!
Sem bloco,
Governo alienado
Foda-se os carros
Pedagogia reivindica
Moradia!
Tânia Azevedo
Acadêmica do curso de pedagogia
Militantes do Movimento Estudantil da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
sexta-feira, 29 de abril de 2011
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Estudantes em campanha pela meia cultural
Entidades estudantis deflagraram a campanha “Sou estudante, só pago meia!”. Para este Blog, chegou nota informando como está essa luta. Confira:
Conforme foi anunciado as entidades estudantis fizeram no ultimo dia 18 de Abril um ato para o lançamento da campanha “Sou Estudante, Só Pago Meia!”. O ato foi em frente ao Palácio da Abolição. Estavam presentes estudante da Região do Cariri, de Caucaia , Maracanaú, Eusébio bem como estudantes de Fortaleza. Uma comissão foi recebida pelo Governador em exercício, Domingos Filho e pelo coordenador de juventude Ismenio Bezerra . Na ocasião, o governador expressou seu interesse em atender as reivindicações dos estudantes, solicitando que fosse criado um grupo de trabalho tendo à frente Ismênio Bezerra e outros membros do governo.
Demostrando que a coisa é pra valer já houve uma nova reunião no dia 27 no Palácio da Abolição com os representantes das entidades e com o coordenador de Juventude Ismênio Bezerra, na ocasião foi divulgado que quanto a Regulamentação da Meia Cultural foi apresentado um primeiro esboço do decreto do Governador regulamentando a lei 12.302\94 . Segundo Ismênio já esta marcado uma reunião com os maiores promotores de eventos para debater o assunto. Também esta marcado uma reunião com representante do Ministério Púlblico que vai acompanhar todo o processo de negociação.
Quanto a Lei da Meia Intermunicipal segundo Ismenio o governo determinou um estudo do impacto que deverá causar no sitema de Transporte Intermunicipal para que se ache uma saída para atender a reivindicação.
A nossa campanha será amplamente divulgada através de distribuição de milhares de panfletos dentro das escolas e faculdades, além de Blitz próximo as casas de show, e não poderia faltar as redes Sociais através da internet. Está sendo criado um Site e um Blog para ampla divulgação de como está andando a campanha, e principalmente para concientizar a todos os estudantes do estado do ceará que os mesmos estão sendo lesados pelas casas de show que deveriam está cumprindo a lei.
Estas são as nossas bandeiras de luta:
1. Exigimos a Regulamentação da Meia Cultural ! Para que as Casas de Show cumpram a lei da meia entrada;
2. Exigimos a criação da Meia Intermunicipal ( Lei esta que já existe em estados vizinhos como o Rio Grande do Norte e Paraíba);
3. Exigimos a criação da Meia Metropolitana Ilimitada.
Assinam:
UESM – UNIÃO DOS ESTUDANTES METROPOLITANO
UEE – UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES( UNIVERSITARIO)
CESC – CENTRO ESTUDANTAL CEARENSE
UNEFORT – UNIÃO DOS ESTUDANTES DE FORTALEZA
UESF – UNIÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE FORTALEZA
UESE – UNIÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DO EUSEBIO
UEM – UNIÃO DOS ESTUDANTES DE MARACANAU
UEES – UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
UCES – UNIÃO CEARENSE DOS ESTUDANTES SECUNDARIOS
DCE – UNIFOR
DCE – FIC
UFES – UNIÃO FORTALEZENSE DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
UNE – UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES
UBES – UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
ACES - ASSOCIACAO CEARENSE DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
UMES – JIJOCA
UMES – ITAPIPOCA
AMES – AQUIRAZ
Conforme foi anunciado as entidades estudantis fizeram no ultimo dia 18 de Abril um ato para o lançamento da campanha “Sou Estudante, Só Pago Meia!”. O ato foi em frente ao Palácio da Abolição. Estavam presentes estudante da Região do Cariri, de Caucaia , Maracanaú, Eusébio bem como estudantes de Fortaleza. Uma comissão foi recebida pelo Governador em exercício, Domingos Filho e pelo coordenador de juventude Ismenio Bezerra . Na ocasião, o governador expressou seu interesse em atender as reivindicações dos estudantes, solicitando que fosse criado um grupo de trabalho tendo à frente Ismênio Bezerra e outros membros do governo.
Demostrando que a coisa é pra valer já houve uma nova reunião no dia 27 no Palácio da Abolição com os representantes das entidades e com o coordenador de Juventude Ismênio Bezerra, na ocasião foi divulgado que quanto a Regulamentação da Meia Cultural foi apresentado um primeiro esboço do decreto do Governador regulamentando a lei 12.302\94 . Segundo Ismênio já esta marcado uma reunião com os maiores promotores de eventos para debater o assunto. Também esta marcado uma reunião com representante do Ministério Púlblico que vai acompanhar todo o processo de negociação.
Quanto a Lei da Meia Intermunicipal segundo Ismenio o governo determinou um estudo do impacto que deverá causar no sitema de Transporte Intermunicipal para que se ache uma saída para atender a reivindicação.
A nossa campanha será amplamente divulgada através de distribuição de milhares de panfletos dentro das escolas e faculdades, além de Blitz próximo as casas de show, e não poderia faltar as redes Sociais através da internet. Está sendo criado um Site e um Blog para ampla divulgação de como está andando a campanha, e principalmente para concientizar a todos os estudantes do estado do ceará que os mesmos estão sendo lesados pelas casas de show que deveriam está cumprindo a lei.
Estas são as nossas bandeiras de luta:
1. Exigimos a Regulamentação da Meia Cultural ! Para que as Casas de Show cumpram a lei da meia entrada;
2. Exigimos a criação da Meia Intermunicipal ( Lei esta que já existe em estados vizinhos como o Rio Grande do Norte e Paraíba);
3. Exigimos a criação da Meia Metropolitana Ilimitada.
Assinam:
UESM – UNIÃO DOS ESTUDANTES METROPOLITANO
UEE – UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES( UNIVERSITARIO)
CESC – CENTRO ESTUDANTAL CEARENSE
UNEFORT – UNIÃO DOS ESTUDANTES DE FORTALEZA
UESF – UNIÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE FORTALEZA
UESE – UNIÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DO EUSEBIO
UEM – UNIÃO DOS ESTUDANTES DE MARACANAU
UEES – UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
UCES – UNIÃO CEARENSE DOS ESTUDANTES SECUNDARIOS
DCE – UNIFOR
DCE – FIC
UFES – UNIÃO FORTALEZENSE DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
UNE – UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES
UBES – UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
ACES - ASSOCIACAO CEARENSE DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
UMES – JIJOCA
UMES – ITAPIPOCA
AMES – AQUIRAZ
Declarações do 1° Fórum Estudantil Prontos
Os alunos que participaram do fórum estudantil no semestre 2010.2, já podem vir buscar suas declarações no Diretório Central dos Estudantes.
1° Remessa das Carteirinhas Pronta!
Já estão prontas a primeira remessa de carteirinhas confira aqui se a sua ja chegou!
http://dce-uva.blogspot.com/p/carteiras-de-estudante.html
http://dce-uva.blogspot.com/p/carteiras-de-estudante.html
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Enade 2011 será em 6 de novembro; veja lista de cursos que fazem prova neste ano
Enade 2011 será em 6 de novembro; veja lista de cursos que fazem prova neste ano
O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2011 será aplicado no dia 6 de novembro de 2011, a partir das 13h (horário de Brasília). A informação está no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18)
A partir deste ano, os ingressantes dos cursos que serão avaliados no exame poderão utilizar sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o MEC (Ministério da Educação), estima-se que 1,2 milhão de estudantes sejam inscritos este ano e que cerca de 400 mil façam as provas.
Nesta edição, também será possível fazer a regularização dos estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular no Enade em anos anteriores. A simples inscrição dos estudantes basta para que a situação seja estabilizada. Os que estão irregulares no cadastro do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ficam impedidos de colar grau.
Inscrição
A inscrição dos estudantes é de responsabilidade das instituições de educação superior. O prazo vai de 18 de julho a 19 de agosto. Os estudantes que constam como irregulares devem ser inscritos antes, no período de 20 a 30 de junho. De 22 a 31 de agosto, o estudante terá acesso à página eletrônica do Inep para confirmar informações.
Todas as normas de aplicação do Enade serão reunidas e publicadas no Manual da Prova, que deve ser publicado até 31 de maio.
O exame precisa ser feito pelos alunos ingressantes nos cursos neste ano (com exceção daqueles que fizeram o Enem) e pelos concluintes. Estão nesta última categoria aqueles que tenham expectativa de conclusão em 2011 e/ou quem já fez mais de 80% da carga horária mínima do curso. Quem colar grau até 31 de agosto está dispensado do Enade.
Cursos avaliados
Neste ano, só fazem as provas os alunos dos seguintes cursos:
* Arquitetura e urbanismo
* Engenharia
* Biologia (bacharelado e licenciatura)
* Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura)
* Computação (bacharelado e licenciatura)
* Filosofia (bacharelado e licenciatura)
* Física (bacharelado e licenciatura)
* Geografia (bacharelado e licenciatura)
* História (bacharelado e licenciatura)
* Letras (bacharelado e licenciatura)
* Matemática (bacharelado e licenciatura)
* Química (bacharelado e licenciatura)
* Pedagogia (licenciatura)
* Educação Física (licenciatura)
* Artes Visuais (licenciatura)
* Música (licenciatura).
Além desses, os seguintes cursos tecnológicos também passarão por avaliação em 2011:
* Alimentos
* Construção de Edifícios
* Automação industrial
* Gestão da produção industrial
* Manutenção industrial
* Processos químicos
* Fabricação mecânica
* Análise e desenvolvimento de sistemas
* Redes de computadores
* Saneamento ambiental.
Outras informações podem ser obtidas no site do Inep ou na portaria do exame.
UOL Educação
O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2011 será aplicado no dia 6 de novembro de 2011, a partir das 13h (horário de Brasília). A informação está no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18)
A partir deste ano, os ingressantes dos cursos que serão avaliados no exame poderão utilizar sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o MEC (Ministério da Educação), estima-se que 1,2 milhão de estudantes sejam inscritos este ano e que cerca de 400 mil façam as provas.
Nesta edição, também será possível fazer a regularização dos estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular no Enade em anos anteriores. A simples inscrição dos estudantes basta para que a situação seja estabilizada. Os que estão irregulares no cadastro do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ficam impedidos de colar grau.
Inscrição
A inscrição dos estudantes é de responsabilidade das instituições de educação superior. O prazo vai de 18 de julho a 19 de agosto. Os estudantes que constam como irregulares devem ser inscritos antes, no período de 20 a 30 de junho. De 22 a 31 de agosto, o estudante terá acesso à página eletrônica do Inep para confirmar informações.
Todas as normas de aplicação do Enade serão reunidas e publicadas no Manual da Prova, que deve ser publicado até 31 de maio.
O exame precisa ser feito pelos alunos ingressantes nos cursos neste ano (com exceção daqueles que fizeram o Enem) e pelos concluintes. Estão nesta última categoria aqueles que tenham expectativa de conclusão em 2011 e/ou quem já fez mais de 80% da carga horária mínima do curso. Quem colar grau até 31 de agosto está dispensado do Enade.
Cursos avaliados
Neste ano, só fazem as provas os alunos dos seguintes cursos:
* Arquitetura e urbanismo
* Engenharia
* Biologia (bacharelado e licenciatura)
* Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura)
* Computação (bacharelado e licenciatura)
* Filosofia (bacharelado e licenciatura)
* Física (bacharelado e licenciatura)
* Geografia (bacharelado e licenciatura)
* História (bacharelado e licenciatura)
* Letras (bacharelado e licenciatura)
* Matemática (bacharelado e licenciatura)
* Química (bacharelado e licenciatura)
* Pedagogia (licenciatura)
* Educação Física (licenciatura)
* Artes Visuais (licenciatura)
* Música (licenciatura).
Além desses, os seguintes cursos tecnológicos também passarão por avaliação em 2011:
* Alimentos
* Construção de Edifícios
* Automação industrial
* Gestão da produção industrial
* Manutenção industrial
* Processos químicos
* Fabricação mecânica
* Análise e desenvolvimento de sistemas
* Redes de computadores
* Saneamento ambiental.
Outras informações podem ser obtidas no site do Inep ou na portaria do exame.
UOL Educação
terça-feira, 26 de abril de 2011
I SEMANA CULTURAL UFC SOBRAL
Nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio de 2011, ocorrerá a I Semana Cultural da UFC no Campus de Sobral, cujo tema é “Opulência e Tradição: Re-descobrindo a Cultura Sobralense.” O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento cultural dos estudantes da UFC, proporcionar uma maior integração entre seus cursos e promover um resgate da cultura sobralense.
A programação contará com os seguintes eixos principais: oficinas e cine-cultura, mostra de textos e imagens, apresentações de música, dança e teatro e mesas de discussão; sendo boa parte dela montada em cima da submissão de trabalhos e propostas de atividades dos estudantes e funcionários da UFC e da comunidade sobralense em geral. As atividades da Semana ocorrerão distribuídas nos Prédios da UFC – Sobral e no Theatro São João. Haverá uma Calourada Geral da UFC - Sobral como encerramento das atividades da Semana, no dia 19 de maio: II UFC MIX: A Festa Continua!!
O prazo para a submissão de trabalhos é de 18 a 29 de abril, através do blog do evento: semanaculturalufcsobral.blogspot.com. As inscrições na Semana Cultural começarão no dia 4 de maio e poderão ser efetuadas junto aos centros acadêmicos e coordenações dos cursos do Campus Sobral da UFC.
A realização desta Semana é uma iniciativa do movimento estudantil da UFC de Sobral, contando com o apoio dos centros acadêmicos dos oito cursos do Campus Sobral da UFC: Psicologia, Medicina, Odontologia, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Finanças, Economia e Música.
Para mais informações, visite: semanaculturalufcsobral.blogspot.com
CARTA À COMUNIDADE ACADÊMICA
Os Estudantes sempre cumpriram papel de vanguarda nas lutas por um Brasil livre e soberano. Em nossa IES não fugimos há regra, lutando por uma educação superior de qualidade, saímos as ruas reivindicando melhorias para nossa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. É neste momento de grande ebulição do movimento estudantil que os estudantes vivem uma imensa inquietação em relação a inversão de prioridades com os investimentos a serem gastos em nossa universidade em beneficio dos próprios estudantes.
Considerando a conjuntura atual nós do Diretório Central dos Estudantes queremos antes de tudo falar que é importante que uma universidade tenha em sua estrutura boas condições para receber adequadamente todos o estudantes. Por isso compreendemos que as reformas tanto do NTI como da DIMAP e a construção do estacionamento são melhorias necessárias a universidade.
Porém nós entendemos que para esse momento as prioridades para os estudantes da UVA são outras. A luta pela a construção dos RUS é histórica em nossa IES e entendemos que passou da hora para que nossas reivindicações sejam atendidas pela Reitoria e o Governo do Estado, investindo em Restaurante e Residencia Universitária sem deixar de lado a luta por mais concurso pra professor efetivo, técnico administrativo, sede própria para UVA, transporte entre os campi e uma democracia real onde os estudantes possam escolher democraticamente quem irá dirigir a universidade.
É através desse movimento que os estudantes despertam para luta política, e travam inúmeras batalhas por um projeto de Universidade Pública e de Qualidade para todos.
Por isso convocamos todos os estudantes e professores para dois grandes atos no DIA 27/04/2011 ás 08:00 e 18:30 EM FRENTE AO PRÉDIO DA REITORIA DA UVA, e no dia 02/05/2011 ás 08:00 e 18:30 EM FRENTE O PORTÃO DA BETÂNIA. Em protesto a falta de prioridade em nossa universidade.
Acesse o Blog do DCE: dce-uva.blogspot.com
Telefone: 3611-6557
E-mail: dceuva@hotmail.com
Diretório Central dos Estudantes - DCE (Gestão 2010/2011 – Força para lutar, unidade para vencer!)
Centros Acadêmicos - CAs
Assinar:
Postagens (Atom)


